quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Unidade de Conservação, Cooperação, Redes Comunitárias e Ecoturismo


Nos dias 11 a 13 de novembro o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo e o PARNA das Emas promoveram os módulos IV e V do curso de Formação de Monitores Ambientais do Parque Nacional das Emas. O módulo IV “Unidade de Conservação” foi ministrado por Marcos Cunha (Diretor do Parque Nacional das Emas) e o módulo V “Cooperação, Redes Comunitárias e Ecoturismo”, teve como ministrante a Especialista em Redes Sociais da empresa Sinapses, Vivianne Amaral. Em Unidades de Conservação os alunos foram conduzidos a navegar pelos conceitos de Área Protegidas, Unidades de Conservação, seus tipos e categorias e como o ecoturismo se insere no uso público das Unidades de Conservação, em especial no Parna das Emas. Marcos reafirmou a importância da gestão compartilhada e da cooperação entre os diversos atores socais para assegurar a proteção da Unidade.
Em Cooperação, Redes comunitárias e Ecoturismo os alunos tiveram a oportunidade de visualizar, estabelecer conexões, reconhecendo suas redes, seus elos fortes e frágeis a serem fortalecidos para assegurar a existência de um Ecoturismo genuíno e colaborativo. Vivianne abordou sobre organização distribuída e os alunos caíram numa malha de sinapses com “suas lentes de ver redes”. Em dezembro os módulos abordarão “Excursionismo de mínimo impacto” e “Gestão de Unidade de Conservação” que oportunamente fecharão com uma Feira de Trocas a ser realizada como atividade de confraternização e de fortalecimento da economia solidária e sustentável.
Os módulos IV e V contaram com o apoio da FUNDTUR-MS, Prefeituras Municipais e Associações de Guias e Monitores Ambientais do Entorno (Costa Rica-MS, Chapadão do Céu-GO e Mineiros-GO). 
Abertura dos módulos

Ministrante do módulo "Unidade de Conservação"

Alvorada

Atividade Cultural com Nébias

Observação e registros de Redes Biológicas



Ministrante do módulo "Cooperação, Redes Comunitárias e Ecoturismo"

Construindo redes

Vivianne Amaral - Ministrante do módulo de "Cooperação, Redes Comunitárias e  Ecoturismo"

Intervalo com músicas brasileiras e paraguaias

Formando redes sociais

Tecendo redes locais 

Apresentação de Redes locais







Com óculos de ver redes....

Nenhum comentário:

Postar um comentário