terça-feira, 9 de agosto de 2011

Oficina Educação para a Sustentabilidade - Tocantins

Ministrantes da Oficina com a equipe da SEDUC e SEMADES de Tocantins,  agosto de 2011

A oficina em Educação para Sustentabilidade e a Trama das ciências vem atender a necessidade de integração e ampliação de conhecimentos sobre uma das temáticas mais contemporâneas e desafiadoras deste século.
Após a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente realizada no Brasil em 1992, conhecida por Eco-92, o Ministério da Educação demonstrou importante avanço ao lançar os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs como estratégia para o ensino integrador e atualizado com as questões comuns ao cotidiano. No entanto, saber utilizar tais ferramentas também se mostra igualmente necessário aos educadores.
A responsabilidade da ministração de conteúdos voltados à temática ambiental ainda permanece desafiando os órgãos gestores e administrativos das instituições de ensino, ainda que exista a Lei 9.795/99 referente à Política Nacional de Educação Ambiental que incumbe todo educador, independente da ciência ou área de atuação, a ensinar a educação ambiental aos seus educandos e, sobretudo, a não reduzir em uma disciplina do currículo escolar. Tem-se constatado que essa rejeição à responsabilidade se dá não por desinteresse, mas por falta de conhecimento e habilidades para o desenvolvimento de aulas e atividades pertinentes ao tema e motivadoras aos educandos. Não resta dúvida de que as escolas são espaços próprios para o exercício da participação comunitária, mobilização e articulação sociopolítica, todavia não devem estar ausentes dos acontecimentos pelos quais vive o país em seus aspectos culturais, sociais, políticos, econômicos e ambientais. Enquanto se discute estratégias para o fim da miséria e mazelas a que inúmeras populações estão submetidas ao redor do mundo através de propostas e medidas efetivas de sustentabilidade, a escola precisa se preparar para acompanhar não apenas os discursos, mas para se posicionar, agir e de fato exercer seu papel de agente de transformação social local agindo proativamente na construção de sociedades sustentáveis. No entanto, preparar adequadamente a comunidade escolar para enfrentar tais desafios é a demanda que se apresenta por todo o Brasil afora.
Apresentação de resultados da dinâmica World Café
 A oficina em Educação para Sustentabilidade e a Trama das ciências foi realizada na Feira Literária Internacional do Tocantins, na cidade de Palmas - (SEDUC- SEMADES- Instituto Mamede).

Dinâmica interativa sobre sustentabilidade

Grupos de Trabalho

Palestra sobre mudanças climáticas e desafios para a sustentabilidade

Participantes da dinâmica World Café

Membros do Instituto Mamede - Ministrantes da Oficina Educação para a Sustentabilidade


Dinâmica sobre Mudanças Climáticas (Dramatização em grupo)

Professores na Trama das Ciências

Árvore dos Sonhos - Tocantins Sustentável

Programa Radiofônico 
 FLIT - Evento que sediou a oficina de Educação para a Sustentabilidade