segunda-feira, 10 de março de 2014

Multiplicando a Educação Ambiental com Trama das Ciências no Parque Nacional das Emas


Dias alegres e de intensa aprendizagem para professores, monitores e outros profissionais da Educação de Chapadão do Céu-GO que estiveram neste final de semana no Parque Nacional das Emas, participando da II Oficina de Educação Ambiental: A Trama das Ciências para Educadores de Chapadão do Céu

O desafio? Tramar a prática contínua de uma Educação Transformadora para a Sustentabilidade entre as mais diversas ciências, inovar, desconstruir e construir um mundo novo a partir da visão sistêmica, de diversidade, integração dos saberes. O curso ministrado pela equipe de Educadores Ambientais do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo teve apoio da Cerradinho Bio, Secretaria Municipal de Educação e do Parque Nacional das Emas/ICMBio. Estiveram envolvidos na oficina professores das mais diversas áreas das ciências atuantes na educação infantil, ensinos fundamental e médio. Além da trama, os professores se prepararam para desenvolver projetos de Educação Ambiental na Unidade de Conservação tornando, desta forma, o Parque Nacional das Emas como espaço contínuo de socialização, aprendizagem e vivência com o Cerrado.

Sob o pensamento “unidos na diferença por um objetivo comum”, os educadores foram conduzidos para reflexões teóricas e práticas em conteúdo que envolveu desde vivências de sensibilização e de contato com a natureza até a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no Âmbito do Sistema Nacional de Unidade de Conservação – SNUC. Segundo a professora Celvia, o que mais a impressionou foi que os dias se passaram e não houve fadiga ou monotonia, houve muita interação, dinamismo, horizontalidade de pensamentos, aprendizagem, sensibilidade e motivação: ingredientes infalíveis para o sucesso da Educação Ambiental.




Dentro desta proposta  haverá ainda mais três encontros para outros professores do município que desejarem Vivenciar a Educação Ambiental e o Cerrado em sua Plenitude. As próximas oficinas acontecerão nos meses de maio, agosto e novembro/2014.

As inscrições são gratuitas e cada oficina pode ter no máximo 20 inscritos. Mais informações, procure a Secretaria Municipal de Educação de Chapadão do Céu-GO. Contato: Bióloga Bruna Rengel.





Nenhum comentário:

Postar um comentário