terça-feira, 21 de junho de 2016

Observatório: Com Olhos de Ver Aves


No mês de junho de 2016 o Instituto Mamede superou seu recorde com mais de 5.000 pessoas acolhidas no projeto Observatório da biodiversidade: Com Olhos de Ver Aves. 
Como dotar de assombro os olhos de quem vê?
Basta olhar a natureza!!! 
Parece simples e fácil. Até pode ser para alguns. No entanto, ultimamente nossos olhos se gastam no cotidiano, taciturnos e indiferentes. A beleza que está sempre ao nosso alcance nem sempre é descoberta, reverenciada ou percebida. Assim o projeto tem a missão de despertar olhares para a natureza, começando pelas aves. Elas que conquistaram o espaço aéreo e possuem forma singular de se revestir de cores e povoar o imaginário humano. Estão por toda parte.
Quem nunca viu ou ouviu uma ave?
Difícil uma resposta negativa. Mas, quem já observou detalhadamente uma ave?
Assim, o projeto "Com Olhos de Ver Aves" busca exercitar vários contextos da observação: através do Imaginário (Papo de passarinho), ludicidade (jogos biopedagógicos - ciranda de bem-te-vi) e da observação propriamente das aves em liberdade (olha o passarinho).
Como é indescritível a sensação e emoção ao ver uma criança suspirar quando observa uma ave a partir da luneta! Ou querendo tocar a ave olhando através dos binóculos! Naturalmente que a emoção é compartilhada. A intenção não é restringir o foco para as aves, mas calibrar o olhar a partir delas. Trazer de volta o encanto pelas coisas simples, naturais e belas. Perceber que a vida que nos rodeia é repleta de formas vivas, cada uma com sua singularidade que nos enriquece e nos faz viver! É o lifer que, de fato, nos vivifica! Agradecemos a todos os amigos que nos auxiliam a tornar possível a mudança que queremos ver no mundo. Temos certeza que vários pequenos mundos são transformados com estas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário