Locação de Bikes e Roteiros de Cicloturismo

Alugue uma bicicleta no Instituto Mamede. Telefone para contato (67) 3045 5968. E-mail: institutomamede@gmail.com. Levamos onde você estiver na área urbana de Campo Grande/MS. Ainda oferecemos roteiros com champs especializados em áreas verdes de Campo Grande e de outros municípios do Mato Grosso do Sul.
Bicicletas de ótima qualidade 
Horário de atendimento: de segunda-feira a domingo, é só agendar. Utilize um meio transporte mais sustentável!
Aos cicloturistas locais ou que estão de passagem pelo Mato Grosso do Sul  e que necessitarem alugar bicicletas, entrem em contato com o Instituto (institutomamede@gmail.com). Temos bikes disponíveis para aluguel  (diária, semanal, quinzenal e mensal).
- Roteiro de Cicloturismo "Conhecendo Campo Grande Sobre Duas Rodas". Saídas com agendamento prévio. http://institutomamede.blogspot.com/2011/07/roteiro-para-o-cicloturismo-rota-sul.html

Selecione o Roteiro de sua preferência:
Cicloturismo - Caminhos na natureza
 Nature Way
Cicloturismo Estrada-Parque do Pantanal - Observação de Vida Silvestre, Corumbá-MS.

Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo com seus parceiros há alguns anos vem identificando uma série de Roteiros para o Cicloturismo em Ambientes Naturais, em várias áreas de rica beleza cênica e diversidade biológica no Sertão do Brasil.

Esses circuitos foram batizados por Nature Way

As atividades de Cicloturismo realizadas por esta parceria são acompanhadas por especialistas na área de contemplação da biodiversidade, turismo e em técnica de condução de bike. As atividades desenvolvidas são exclusivamente de contemplação e interação com o ambiente natural e as comunidades locais. O importante não é a chegada e sim a travessia, a contemplação da vida silvestre, a percepção do caminho e a convivência com novos e antigos amigos. Um carro de apoio acompanha o grupo durante todo o percurso.

Cicloturismo em Ambientes Naturais: 
Roteiros Oferecidos:

Nature Way - Circuito Estrada-Parque do Pantanal (opções de roteiros: 18 km e 37 km)
Nature Way - Circuito Pantanal do Nabileque (opções de roteiros: 40 a 100 km)
Nature Way - Circuito Parque Nacional das Emas (opções de roteiros: 20 a 80 km)
Nature Way - Circuito Serra de Maracaju-Boa Sorte: Pedal de Outro Mundo (opções de roteiros: 20 a 60 km)
Nature Way - Circuito Região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (opções de roteiros: 20 a 60 km)
Nature Way - Circuito Cidade Morena(opções de roteiros: 10 a 60 km)

Contatos:
 (67) 3045 5968 - Instituto Mamede 
Faça a sua reserva!

Nature Way - Agenda 2016

Nature Way - Circuito Estrada-Parque do Pantanal 

Como é sabido por muitos ecoturistas, o Pantanal tem um ciclo de Cheia e Seca bem definido que determina o ritmo de vida tanto das populações humanas que por lá vivem quanto das demais formas biológicas.  
As paisagens passam por modificações periódicas seguindo o pulso anual de inundação, sendo desenhadas e reconfiguradas a cada ano. 
No período de Cheia o Pantanal favorece o Turismo das Águas e na Seca é comum o Turismo de Contemplação e Observação da

Vida Silvestre.  A Estrada-Parque do Pantanal está localizada no Pantanal Sul
, município de Corumbá e  percorre praticamente quatro sub-regiões do Pantanal: Miranda, Abobral, Nhecolândia e Paraguai. O período de Seca se concentra nos meses de julho a dezembro, época favorável para a atividade de Cicloturismo devido à estrada ter um relevo plano e com baixa ocorrência de chuvas, o que permite bom trânsito para bikes. Embora em terreno plano, o percurso está longe de monótono! As inúmeras pontes entre baías, corixos, vazantes e rios, guardam surpresas inesquecíveis para os amantes do cicloturismo em ambientes naturais. Olhar atento aos jacarés, tuiuiús, garças, maguaris, socós, tachãs, gaviões, jaçanãs, biguás e vários mamíferos como cervo-do-pantanal, veados mateiro, catingueiro e campeiro, tamanduás, primatas, felinos e outros. Na maior área alagável do planeta a experiência é surpreendente .





Nature Way - Circuito Parque Nacional das Emas 

Cicloturismo em Ambientes Naturais.
Foto: Sopa de Pedra Bikers
O Parque Nacional das Emas, eleito Patrimônio Natural da Humanidade em 2001, está localizado no Cerrado brasileiro, Planalto Central. O Parque é rico em espécies da fauna e flora, raras e ameaçadas de extinção. O local por toda beleza e diversidade natural inspira os mais diversos tipos de Turismo entre eles o Turismo de Contemplação. O Cicloturismo também é favorecido, uma vez que a Unidade de Conservação contém mais de 100km de estradas favoráveis para praticantes dessa modalidade de Turismo que utiliza-se de um meio de transporte menos poluente, como a bicicleta e que permite um contato próximo com os ambientes naturais, gerando mínimo impacto e proporcionando momentos agradáveis de harmonia com a natureza. O biker poderá se encantar com os mistérios do Cerrado brasileiro, formas e cores das paisagens e de seus habitantes. Espécies raras como águia-cinzenta, galito, tico-tico-mascarado, bacurau-do-rabo-branco, papa-moscas-do-campo, lobo-guará, tatu-canastra, tamanduás, cervo-do-Pantanal, veado-campeiro e outras espécies podem ser observadas durante o percurso, que além de todos os animais apresenta jardins floridos e plantas de rara beleza durante o ano todo. A partir do final do mês de setembro já é possível se deparar com o belíssimo fenômeno da bioluminescência, onde centenas de cupinzeiros permanecem acesos durante a noite. De lá conclui-se, com palavras de Guimarães Rosa, que o Sertão é dentro da gente e conhecido só por alto!

Nature Way - Circuito Serra de Maracaju - Boa Sorte, Corguinho MS
" Pedal de Outro Mundo"


Este circuito percorre a região da Serra de Maracaju passando pela área do Vale do Bugio - esta área é uma Unidade de Conservação (UC) de Uso sustentável inscrita na categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN. Esta UC  foi instituída em 2003 com o objetivo de proteger a biodiversidade local compatibilizando a conservação dos recursos naturais ao uso sustentável dos mesmos. 

O percurso para bike é rico em paisagens naturais e povoados que muito bem recepcionam seus visitantes. As inúmeras espécies de aves, mamíferos e os paredões de arenito da Serra de Maracaju são elementos de contemplação muito representativos neste Nature Way. Todo o percurso revela a importância de proteção deste tão importante divisor de águas caracterizada como Serra de Maracaju. Dali partem nascentes importantes, cujos mananciais vão percorrer e banhar o Pantanal extravasando vida pra todo lado que o olhar alcança. O circuito contempla ainda a Comunidade Quilombola da Boa Sorte com sua diversidade cultural e a região de

Ziguratis. Os desafios do percurso são compensados pelos banhos de cachoeira e em riachos com corredeiras que não deixam mentir a relevância que a Serra de Maracaju representa para a manutenção de fontes de água e da biodiversidade nessa importante região de transição entre Cerrado e Pantanal. 
O roteiro corresponde a um percurso médio de aproximadamente 35 km, conhecido como "Pedal de Outro Mundo" é realizado pelo Instituto pelo menos uma vez por ano e está em sua terceira edição neste ano de 2015. Em breve divulgaremos a data para 2016. 

 Outros percursos já promovidos pelo Instituto Mamede:

-Pedal Socioambiental: http://www.institutomamede.blogspot.com.br/2015/08/o-que-e-o-pedal-socioambiental-o-pedal.html
- Pedal Socioambiental pela Chiquitania Boliviana - http://www.semanaon.com.br/conteudo/99/de-bike-pela-chiquitana-boliviana
- Pedal Socioambiental pela Chiquitania Boliviana - http://institutomamede.blogspot.com.br/2014/01/bike-birding-pedal-socioambiental-pela.html
- Bike Birding: uma bicicleta, um binóculo, uma câmera: http://bloganimalchic.com/tag/bike-birding/
- Bike Birding Pedal de Outro Mundo:  https://linhaslivres.wordpress.com/2014/10/24/ciclistas-campo-grandenses-levam-no-pedal-educacao-ambiental-para-comunidade-quilombola-no-ms/