Publicações

Nesta sessão divulgamos publicações realizadas pelos membros do Instituto Mamede e por colegas que queiram tornar públicos seus trabalhos.
Equipe do Instituto Mamede no Lançamento do livro "Aves do Brasil": 
Pantanal &Cerrado (Autores: Jonh Gwynne, R. Ridgely, G. Tudor, Martha Arge
Guia de Aves de Campo Grande  Áreas Verdes 

Acesse aqui o livro: Guia de Aves de Campo Grande. Versão em PDF gratuitamente http://www.paper4web.com.br/readerp4w/reader2012/reader?e=11453&l=0

Reprodução do socó-boi-escuro (Tigrisoma fasciatum) no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, Costa Rica-MS. Pág. 29 do Livro de Resumos do XVI CBO, 2008.



Livro: Impressões do Cerrado e Pantanal: subsídios para observação de mamíferos silvestres não voadores

Distribuição gratuita em pdf (edição 2006)
Edição impressa - 2008, R$ 60,00 (Esgotado)
Bilingue (Português/Inglês - 2008)
Informações: institutomamede@gmail.com

Livro (Mamede & Alho, 2008)


Certamente algum dia você já adentrou uma área natural e deparou com diversos vestígios, tendo a “impressão” de que algum animal esteve no mesmo local há poucos instantes antes de você, enquanto outras pessoas podem ter passado desapercebidas. Você teve a percepção aguçada ao ponto de notar algo diferente no ambiente, de se questionar, de pensar, refletir sobre o meio. Pode ter olhado para o chão, visto um rastro de um animal e ter despertado
a curiosidade de saber que animal era esse ou a que espécie pertencia; e se isso nunca aconteceu é bem provável que um dia venha a acontecer, porque o ser humano, além de curioso, possui uma grande capacidade de interpretar.
Quando trabalhamos no campo ou realizamos atividades turísticas em ambientes naturais é comum nos depararmos com pegadas ou rastros e outros inúmeros vestígios de diversos animais silvestres.
São comuns também nossas indagações a respeito de suas origens, quais espécies seriam, qual sua ecologia, seus hábitos, etc. As impressões deixadas por esses animais, se bem estudadas, observadas e interpretadas poderão ajudar a responder muitas de nossas perguntas. 
“Impressões do Cerrado & Pantanal” é uma publicação com resultados de estudos e observações de mamíferos silvestres não voadores da região do Cerrado e Pantanal. Contém dados sobre a biologia, ecologia, hábitat, hábitos, entre outras informações básicas
sobre a mastofauna (mamíferos silvestres), incluindo fotografias e desenhos técnicos de rastros que podem ser usados como elementos para a identificação de mamíferos em atividades de campo, por biólogos, botânicos, ecólogos, zoólogos, veterinários, geógrafos, turismólogos, ecoturistas, entre outros amantes da natureza.
Portanto, este livro foi elaborado para você!
A distribuição e nomenclatura das espécies seguem Fonseca et al. (1996) com referência aos cinco grandes biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, considerando ainda, os Campos Sulinos brasileiros. As medidas dos rastros aqui apresentadas foram obtidas diretamente em campo no Pantanal do Rio Negro durante a coleta de dados para a dissertação de mestrado em 2002-2004, no Parque Estadual do Prosa (Campo Grande-MS), no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, No Parque Natural Municipal da Cachoeira do Apa (Porto Murtinho- MS), no Parque Nacional das Emas, no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú (Costa Rica-MS) e áreas naturais no município
de Serranópolis-GO. No entanto, soma-se mais de uma década de trabalho e observação de mamíferos no Pantanal.
Vivendo, se aprende, mas o que se aprende, mais,
é só a fazer outras maiores perguntas.
(Guimarães Rosa)

Livro Mamede & Alho (2008) - Versão em Inglês

Livro: Aves do Brasil: Pantanal & Cerrado
Outras informações
www.vampirapaulistana.blogspot.com (blog da Martha Argel)
Livro: Jonh Gwynne, R. Ridgely, G. Tudor, Martha Argel


O Guia “Aves do Brasil: Pantanal & Cerrado” foi criado para atender àqueles que se interessam pela observação de aves reunindo, através de rica ilustração, todas as espécies de habitam o pantanal e cerrado brasileiro.
Com cerca de 336 páginas, 1020 ilustrações e 740 espécies de aves, o guia é um produto inédito, fruto do envolvimento dos maiores especialistas sobre a fauna da região e de alguns dos melhores ilustradores de aves do mundo, auxiliados por cartógrafos de renomada experiência. A equipe responsável pelo livro teve o respaldo de instituições de pesquisa e conservação da natureza, bancos de dados científicos e os mais modernos recursos de cartografia.
Guide Birds of Brazil, Pantanal and Cerrado
Aves do Brasil: Pantanal &Cerrado 
(Autores: Jonh Gwynne, R. Ridgely, G. Tudor, Martha Argel)Versão Inglês


Livreto: Técnicas de recuperação de áreas degradadas.
Livreto sobre recuperação de área degradada. Texto Benites & Mamede, 2011. 
 Desenhos: Mamede. Fotografias: Oliveira & Mamede
http://pt.scribd.com/doc/55830654/Livreto


Apresentações em Congressos
 
 Trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Ecoturismo, Itatiaia-RJ, 2007.

 
 Trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Ecoturismo, Itatiaia-RJ, 2007.


 Trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Ecoturismo, Itatiaia-RJ, 2007.

 Trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Ecoturismo, Itatiaia-RJ, 2007.




Nenhum comentário:

Postar um comentário